Serie - Crônicas - 02

Tema: Mudança de Ordem - A troca de Impérios.

Hoje vemos um mundo dividido, cheio de lados, opiniões, ideias e ideais, ideologias, crenças e credos, políticas diversas, países fechados, povos aprisionados, gritos de luta e dor, mas vemos tudo isto de nossas telas de onde podemos opinar e palpitar sem dó ou medo, pois tudo isto não me afeta.

Pois bem uma informação aos especialistas de internet......afeta sim e muito.

Num mundo globalizado, interligado e dentro de uma rede global de comercio, ações e reações, uma chuva nas montanhas do Nepal me aetam aqui, por meios que nem seria possivel imaginar no inicio século passado.

Hoje temos uma economia global de comercio interligado e de interdependência entre povos que possibilita que possamos de nossos lares adquirir bens e insumos de outros países ao simples toque de teclas, o que pouco se sabe é que as vezes compramos de lugares onde nossa moeda pode sustentar regimes que criticamos pela manha e fomentamos comercialmente a tarde e nos deleitamos com um filme a noite.

Quando nos deparamos com esta realidade pensamos como isto é possivel? "este produto não é de lá, comprei na loja X nos pais Y não lá.... pois bem.... Hoje vivemos em um mundo onde a moeda dominante é o dólar americano US$, amado e odiado porem sempre aceito nos melhores estabelecimentos e quando compramos um item nos EUA; por exemplo, ele pode ter sido manufaturado em qualquer parte do mundo.

Enfim aonde chegamos com isto? Hoje estamos em vias de troca de impérios ou é apenas uma especulação para fortalecer alguma iniciativa futura?  Bom a posição atual de império dominante e por consequência moeda dominante do EUA começou no final da segunda guerra mundial onde ate então a moeda e o império dominante era o Inglês que substituiu a Holanda com império dominante, estes ciclos ocorrem em media a cada 250 anos por curiosidade.

 Hoje podemos obsevar que o dólar esta muito oscilante em alta em lugares e situações especificas e em baixa e ate negado em outras, porem ainda muito forte e de lastro inquestionável mas ate quando?

Diversas novas ações de blocos políticos e econômicos, vem minando o dólar como moeda dominante e colocando moedas como Euro, Yuan e ate o Real em posição de rivalizar com o dólar. A chamada desdolarização iniciada pela China e Rússia iniciada entre 2014/2015, onde hoje o comercio do bloco diminuiu em 50% o uso do dólar em suas transações comerciais.

Devido ao cenário de guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o dólar se mostrou forte possibilitando efeito imediato das sanções econômicas do ocidente contra a economia da Rússia, porem o comercio não para e a economia se move como uma maquina e ate inimigos em guerra precisam negociar suas commodities com países que não apoiam as ações de adversários porem suas nações tem fome e necessidades de bens de consumo e apesar de parecer loucura, a globalização e a necessidade obrigam que sejam feitas transações comerciais pouco louváveis porem necessárias. Dai quando compramos um produto de um lugar nos assustamos com a procedência.

Para quem espera que o dólar seja substituído pelo Yuan ou o Euro ou ate o Rubro, tenho, mas noticias, pois para um império cair precisamos que durante seu estado de falência ou ao estar moribundo, outro império potencialmente mais forte economicamente e militarmente se aproveite desta fraqueza e tome seu lugar, o que não é o caso da china de hoje.

A china tem problemas muito difíceis de serem resolvidos e ate insolúveis como ser um estado muito controlador e restritivo, com a maior bolha imobiliária do planeta, superpopulação dependente do estado e composta por políticos e políticas inaceitáveis aos padrões ocidentais, assim como a sua forma de governo e economia.

Apesar de ser um pais extremamente forte e comercialmente poderoso, a liberdade e as conquistas sociais do modo de vida do ocidente representadas pelo modo e estilo de vida americano, muito criticado, mas todos querem viver o sonho americano, liberdade, oportunidade e trabalho na terra da liberdade lar dos bravos, conquistas estas que não abrimos mão seja por qual motivo for ainda mais para viver sobre a tutela do estado, tendo que viver sobre regras e ordens deste em todos os aspectos sociais desde sua opinião, modo de vida, trabalho e principalmente a tal liberdade de expressão; que nos permite na democracia malvadona, poder xingar e opinar sobre uma figura política ou celebridade sem ter a visita de agentes do estado em casa e as vezes sumir do mapa e se reaparecer voltar "mudado". Enfim.....

Impérios vão e vem, mas apesar de os tais 250 anos ja estarem contados; assim como a permanecia da espécie humana como a dominante sobre a terra, o domínio do DOLAR e dos EUA sobre o modo de vida ocidental ainda vai perdurar muito....para felicidade de muitos e desespero de outros a verdade é que ate os mais radicais precisam de um bom aparelho celular, um computador e uma ótima cadeira gamer para destilar suas ideias revolucionarias e os mais moderados idem e sempre podemos clicar e pedir comida por aplicativos enquanto destilamos nosso ódio ou idolatria por um ou outro sistema e ainda mais legal se formos monetizados para tal....

Por: Alexandre Martins - 12/04/2022

 

Referencias:

https://vocesa.abril.com.br/economia/china-e-russia-se-unem-para-desdolarizar-suas-economias/

https://valor.globo.com/opiniao/coluna/vigor-da-desdolarizacao-depende-da-china.ghtml

https://outraspalavras.net/geopoliticaeguerra/as-sancoes-a-russia-e-a-desdolarizacao-do-mundo/

https://www.brasildefato.com.br/2022/03/05/impedidos-de-usar-dolares-em-transacoes-russos-podem-adotar-sistema-internacional-chines

https://www.mises.org.br/article/3407/as-sancoes-a-russia-deixam-o-padrao-dolar-sob-pressao--e-podem-beneficiar-a-china

https://br.rbth.com/economia/84334-russia-e-china-estao-rejeitando-dolar-desdolarizacao

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/450080/noticia.htm?sequence=1&isAllowed=y

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60612562

https://br.investing.com/analysis/as-5-maiores-mudancas-na-economia-global-no-pospandemia-200441432#:~:text=Com%20menor%20arrecada%C3%A7%C3%A3o%20e%20maiores,o%20maior%20patamar%20da%20hist%C3%B3ria.&text=Fonte%3A%20Euromonitor%20International%20from%20International,2020%20and%202021%20are%20forecasts.

https://www.eco.unicamp.br/cecon/images/arquivos/publicacoes/antonio/MudancasEstruturais.pdf

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46466612

https://www.poder360.com.br/economia/real-foi-a-16a-moeda-que-mais-desvalorizou-em-2021-diz-austin-rating/#:~:text=publicidade-,Real%20foi%20a%2016%C2%AA%20moeda%20que,em%202021%2C%20diz%20Austin%20Rating&text=O%20real%20foi%20a%2016%C2%AA,do%20cen%C3%A1rio%20pol%C3%ADtico%20e%20econ%C3%B4mico.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/06/23/real-e-a-4a-moeda-que-mais-se-valorizou-no-mundo-em-2021-aponta-ranking-com-120-paises.ghtml

https://www.youtube.com/watch?v=a3RxIDuKtrk

Comentários

Postagens Observadas