Serie - Crônicas - 01

 Tema: Meus Heróis? Que heróis? Nos não temos Heróis!

 Onde foram parar nossos valores? Esta pergunta me atormenta todo dia.

Não deveria, pois o Brasil como nação é fora de serie, acima da linha mediana do mundo, onde não faltam motivos para nos orgulharmos de quem somos e de onde nascemos.

Parando para pensar de verdade sobre o tema descobri que o brasileiro tem poucos motivos para se orgulhar do país como sua pátria e diferente de outras nações, o Brasileiro não tem referencias ou heróis para alegrar-se e dai somos levados a fazer coisas bizarras, onde nossas referencias ou nossos heróis morreram de overdose como diz a musica.

Nosso povo esta trocando seus valores por preços, pondo sua lealdade, dignidade, honra e liberdade à venda, trocando-as por espelhos e panos coloridos, pior vendendo seus valores por uma falsa sensação preguiçosa de segurança em prol de vencer um medo que foi a paga pela ignorância e a latência mental que permite que outros oportunistas pensem e sonhem por nos.

Ao contrario da musica...."meus heróis não morreram de overdose"....alias a musica referia-se a um jovem que via em estrelas e astros" pops" referenciais e estes morreram por excessos e ações próprias escolhidas ou lhes impostas pela depressão e a solidão da fama. Meus heróis não morreram de overdose. Mas que heróis? O Brasil não tem heróis!

Pois bem temos sim e não são poucos, segundo o que consta no Livro de Aço do Panteão da pátria e da liberdade Tancredo neves, nos povo brasileiro temos nada menos que 76 (setenta e seis) heróis nacionais e tantos outros a espera do devido reconhecimento, dentre os já reconhecidos estão: Adolfo Lutz, Anita Garibaldi, Anna Nery, Ayrton Senna, Cândido Rondon, Chico Mendes, Deodoro da Fonseca, Emílio Ribas, Euclides da Cunha, Getúlio Vargas, Heitor Villa Lobos, machado de Assis, Osvaldo Cruz, Don Pedro I e II, Rui Barbosa, Santos Dumont, Tiradentes, Vital Brasil e Zuzu Angel.....entre muitos outros.

 "Ha, mas quem são estes? nunca ouvi falar...." pois é, procure a "Historia" e não "Estória" vendida nas salas doutrinadoras de mentes acéfalas e não vende-se sua alma para enlatados e ideias de outros seus valores seriam forjados nos mesmos ideais destes que hoje la estão.

 "Nunca deixe de lutar por sua liberdade, dignidade e sonhos"

 O que classifica uma pessoa como herói ou heroína?

Certamente não e sua posição política muito menos o número de seguidores sociais e sim suas ações, grita-se tanto por direitos, igualdades, respeito e toda sorte de privilégios porem quando temos um exemplo raro de pura bondade, amor, devoção e dedicação ao próximo, sequer lembramos-nos de seu ato derradeiro de amor e heroísmo.

O dia da Mulher foi comemorado no ultimo dia 08 porem alguém se lembrou da nossa heroína a Professora Heley de Abreu? Certamente seus familiares e amigos sim e a mídia? E os que juram defender seus iguais? O problema é que nosso povo é seletivo, defende e luta pelo que lhe interessam, nossos heróis são os oportunos e necessários não os que geram exemplo e valores humanos.

Lembrem-se: uma geração que se acha superior a anterior a ponto de ignorar suas conquistas achando que elas são dádivas do universo e por elas não tendo obrigações ou compromissos, criando para si a ideia de que "o mundo evolui e ideias ultrapassadas não servem mais", tendem a cometer o maior dos erros que é aceitarem como verdade a ideia de quem vende o pacote pronto de ideias e sonhos próprios, onde você ira trabalhar, lutar e morrer por elas, levando seus vendedores a máxima realização, tendo seus sonhos realizados e se livrando de peões que serviram ao propósito das massas.

Sim nos temos heróis e eles são meus referenciais de Honra, Justiça, Lealdade e Dignidade....como criança eu tinha em meu PAI meu herói meu norte e a minha referencia ate hoje. Não em alguém que era apenas um personagem de si mesmo e falhou em ensinar aos seus fãs que ele era humano antes de ser um herói.

Você busca se o que? Quais suas referencias e valores? Quem é você? O que você é? Se hoje fosse seu ultimo dia na terra, você estaria feliz com suas respostas?

Por Alexandre Martins

 

Comentários

Postagens Observadas