Considerações sobre uma emergência.....

O que é uma emergência para você? Já parou para pensar nisto?

Emergência não é só uma crise medica, um acidente, desemprego, acidentes em geral....É tudo o que mude sua rotina de forma traumática e repentina.

Dar uma topada com o dedinho na quina da cama é uma emergência. Só que já bateu sabe...

Enfim todos nos temos as nossas emergências, no grau de gravidade que a situação e nossa condição permitem. O detalhe é como reagimos a ela...

Falando em reação temos que imaginar que na maioria dos casos é nossa obrigação primaria dar o primeiro passo para a reversão do quadro inicial. Vamos ver o que podemos falar sobre.

Cada pessoa tem uma vida diferente da outra, porem todos nos temos situações em comum, o que difere para cada um é a intensidade do fato, o grau de consequência ou efeito e como reagiremos a ela.

Sobre:

Intensidade - Depende diretamente do tipo de acidente ou incidente, que ocorre uma topada é diferente de uma colisão de carro assim como um acidente aéreo é mais grave que um acidente de carro, não é? Não, pois tudo vai depender do grau de Consequência ou de fatores fora de nosso controle como clima, posição, angulo, força, precauções e outros fatores inerentes e incidentes em cada fato. Tudo muito variável.

Consequência - O que também é variável são as consequências ou efeitos de cada emergência. o que ocorre em uma pessoa não necessariamente pode ocorrer na pessoas exatamente ao seu lado no momento do fato. O porquê desta chamada erroneamente chamada de sorte são fatores humanos e variáveis pontuais. Seu peso, altura, posição, força e a dinâmica do fato são exatamente as mesmas no ato porem elas incidem de forma diferente para cada um devido a todos este fatores.

Efeito - Cada acidente tem uma consequência e cada consequência um derivador de efeito, ou seja, como cada corpo recebe todos os fatores inerentes ao fato fraturas, escoriações, traumas, hemorragias e amputações. Ainda temos que computar nesta equação o fator psicológico do fato, Medo, Pânico, Desorientação, Desespero e muitas vezes perplexão ou paralisia.

Reação - Este é o fator que levou a esta reflexão. Como reagir ao fato, temos algumas formas de reação e todas elas são feitas após fato ocorrer ou imediatamente durante este. O que precisamos aprender na realidade é como prevenir ou nos prepararmos para cada fato ou emergência. A reação é muito boa e pertinente porem a preparação para alem de evitar, prevenir e antecipar as consequências são primordiais.

Continua......

Instrutor Alexandre R. Martins - 26/05/2021. 

Comentários

Postagens Observadas